quinta-feira, 12 de julho de 2012

O que é a inveja e por que ela dói tanto?


Inveja é comparação. e nós fomos ensinados a comparar; fomos condicionados a comparar. Alguém tem uma casa melhor, alguém tem um corpo melhor, alguém tem mais dinheiro, alguém tem uma personalidade mais carismática. Compare : compare-se com todos os outros que você encontrar, e o resultado será uma GRANDE INVEJA; ela é um subproduto do condicionamento da comparação.
Por outro lado, a inveja desaparece quando vc abandona a comparação. Então vc simplesmente sabe que é você, que não é o outro e que não há necessidade de ser. É bom que não se compare com árvores, senão vc começaria a sentir muita inveja: por que você não é verde!? E por que Deus foi tão duro com você - nenhuma flor?!!!

É melhor que você não se compare com os pássaros, senão sofrerá - com rios, com montanhas! Você só se compara com seres humanos porque foi condicionado a se comparar apenas com seres humanos; De outro modo vc ficaria tão carregado de inveja, que seriam impossível viver!


A comparação é uma atitude muito tola, porque cada um é único e INCOMPARÁVEL!!!
Uma vez que esse entendimento se estabeleça em você, a inveja desaparecerá. Você é apenas você mesmo! Ninguém jamais foi como vc, e ninguém jamais será como vc! E você tbm não necessita ser como outra pessoa. Deus cria apenas originais, ele não acredita em cópias!

Na porta ao lado acontecem grandes coisas! A grama é mais verde, as rosas são mais rosas, todos parecem estar tão satisfeitos, exceto vc. Você está constantemente comparando. E o mesmo acontece com os outros; eles também estão comparando. Talvez eles pensem que seu gramado é mais verde - sempre parece mais verde à distância.

Todos tem inveja de todos. E é da inveja que criamos esse inferno, é da inveja que nos tornamos tão mesquinhos. Se todos estão na miséria, tudo bem; se todos estão perdendo , tudo bem. Se todos estão felizes e tendo sucesso, parece muito AMARGO.

Mas antes de mais nada, por que a idéia do outro entra em sua cabeça?
De novo deixa-me lembrar-lhe:

PORQUE VC NÃO PERMITIU QUE O SEU PRÓPRIO NECTAR FLUÍSSE; não permitiu que sua própria GRAÇA fluísse; não permitiu que seu próprio SER florescesse. Por isso se sente vazio por dentro.

Vc conhece sua interioridade, e somente VOCÊ a conhece, ninguém mais. E você conhece o exterior de todo o mundo, e o exterior das pessoas foi muito bem feito. Os exteriores são enfeites e enganam muito!!!

Devido a inveja você vive em constante sofrimento, você se torna mesquinho com os outros. E devido a inveja vc começa a se tornar falso, pois vc se torna mais e mais artificial. Imitando os outros, competindo com os outros, que mais vc pode fazer? Se alguém tem algo que vc não tem, e não tem a possibilidade natural de tê-lo, o único jeito é arranjar um substituto barato para isso.
Porque vc não pode ser natural e espontâneo? Por causa da inveja.

O homem invejoso vive em um inferno!
Abandone a comparação e a inveja desaparecerá. Mas vc só pode abandoná-la se começar a cultivar os seus tesouros internos; não há outra maneira. Cresça, torne-se um indivíduo cada vez mais autêntico! AME E RESPEITE A SI MESMO E RESPEITE-SE DA MANEIRA COMO DEUS O FEZ, e então imediatamente as portas do céu se abrirão para você.
Elas sempre estiveram abertas...vc que simplesmente não olhava pra elas!!!!

Osho
(Passarinhos no Telhado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário