terça-feira, 6 de março de 2012

Julgamento e Comparação

O julgamento e a comparação são alguns dos mais importantes geradores de sofrimento para o ser humano, principalmente quando estas atitudes se voltam contra ele mesmo.

Ao se comparar com o outro sempre haverá algum detalhe em que não conseguiremos nos igualar. Mas isto não significa que ele seja melhor do que nós, apenas que é diferente.

Constatar que não se possui algum talento que outra pessoa apresenta, não deveria ser motivo de preocupação, porém, muitos seres humanos se ressentem e sofrem por não conseguirem ser igual aos demais.

Como resultado surge o autojulgamento e eles passam a cobrar de si algo que muitas vezes não serão capazes de realizar. A única saída é exatamente o caminho oposto, ou seja, sentir-se especial e único, mesmo que não se possua nenhuma qualidade excepcional.

O sentido de imperfeição surge sempre que comparamos o que somos com o que achamos que deveríamos ser.


Se, ao contrário, aprendermos a nos aceitar exatamente como a natureza nos criou e a valorizar o que a vida nos reserva sem desejar sempre algo diferente, descobriremos que nossa existência se tornará muito mais simples e feliz.


OSHO, The Diamond Sutra.
por Elisabeth Cavalcante

Nenhum comentário:

Postar um comentário